Quem disse que existe uma torá oral? Parashat Rehe

Sobre este shiur:

Uma das grandes bases na crença Judaica é que Hashem outorgou juntamente com a torá escrita – uma explicação desta por meio do que chamamos de “Tora oral”.
Será possível provar a existência desta torá?
Por que Hashem nao podia entregar esta tora oral por escrito junto com a tora escrita (biblia)?
Rabinos Meir Kalmus e Ronny Hadid trazem provas da parasha .

21 comentários em “Quem disse que existe uma torá oral? Parashat Rehe”

  1. Congregação Israelita

    poxa… como assim Deus não disse o que pode ou não ser feito no Shabat? disse sim…
    "seis dias trabalharas mas nele(shabat) não fareis nenhuma obra… "

    caramba… precisa de Torá oral pra saber q não devo abastecer meu carro.. ir ao mercado… almoçar num restaurante… no Shabat… isso é claro e simples… tanto que a única coisa que parece ter gerado dúvida e Deus foi mais específico foi sobre acender fogo…

    Deuteronômio: 4. 2. Nada acrescentareis ao que eu passo a vos ordenar, e nada tirareis também: observareis os mandamentos…

    Judaísmo costuma acrescentar

    Cristianismo costuma tirar…

    fica mais fácil seguir só o "está escrito"

    aprendo muito com judeus e cristãos…

    mas não considero nenhum dos dois a religião verdadeira…

    na bíblia não há indícios de uma religião chamada
    JUDAISMO ou CRISTIANISMO…

    Sigo "o caminho"

  2. A grandeza do povo judeu é sempre 'reconhecível'. A reconhecemos em suas palavras, em suas atitudes. Mesmo que não houvesse uma imagem física que nos fornecesse sua identificação, os identificaríamos pela imagem que suas palavras refletem para nós. A imagem de um povo que não somente transfere a santidade de D-us para dentro de seus portões, para ele mesmo, para sua família, mas também sempre está se empenhando em transferir a santidade de D-us a todos nós, não-judeus, seguindo a vontade de D-us de levar a todos os povos à luz Divina, com muita sabedoria. Esta sabedoria é reconhecível também, pois está acima de questões de conhecimento, mas pela virtude de conseguir harmonizar os opostos e trazer a paz, sempre com muito respeito e zelo com todos, judeus e não-judeus. B'H pela vida de Seu povo Israel! B'H pelo esforço e dedicação contínuos dos Rabinos da Machon Meir, em nos trazer desta Luz!

  3. sabemos que existiam mandamentos , antes da torah escrita ser entregue por Moisés , eu considero esses mandamentos como a Torá oral , como deus falando com Noé , adão , abraão , etc…
    más e perigoso crer neste livro descrito comoTorah oral , nada pode estar acima das escrituras , em nenhum momento os profetas , salmos , provérbios , e etc.. dão a importância a Torá oral .
    Nós sabemos que quando o povo tinha alguma dúvida , vinham a Moisés e os anciões , para sanar as dúvidas , más o perigoso e a manipulação dessa Torah oral , colocando ela acima das escrituras.

  4. É impossível entender a Torah escrita em profundidade sem a Torah oral. Não é questão se as escrituras falam sobre Torah oral ou não, quem leva somente o que está nas escrituras sem consultar os mestres está vivendo outro padrão espiritual (Cristianismo).

  5. Assim como por ocasião do dilúvio universal todo o ser humano é um bney Noach ou filho ou descendente de Noé, tanto judeus como não judeus. Todos nós somos bney Adan & Ahavá?

  6. Sim acredito na torah oral,e confío nos sábios ! Porém existe ideia rabinica,do que acha que deve ser feito. pois se fosse algo único, não avería tanta opinião diferente.שלום

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *