Como funciona o arrependimento frente a hashem? Parashat Ekev

Sobre este shiur:

Interessante ver de que maneira Moshe conseguiu “convencer” a hashem de não matar o povo de Israel depois dos pecados do bezerro e dos espiões.
Rabinos Ronny Hadid e Meir Kalmus tentam entender como se pode discutir com Hashem, e quais são as melhores “desculpas” a serem apresentadas.

7 comentários em “Como funciona o arrependimento frente a hashem? Parashat Ekev”

  1. Shabbat Shalom. Rabino, será que essa passagem não foi um teste feito a Moshe? Não sei se a tradução da minha Biblia confere, mas no versículo 12 do Capítulo 9, HaShem diz assim a Monshe: Levanta-te e desce depressa daqui, porque o TEU povo, que TIRASTE do Egito já se tem corrompido. (…). Será que não se trata de uma "pegadinha" para provar o coração de Monshe?
    E depois HaShem fala: DEIXA-ME que destrua e APAGUE o seu nome de debaixo dos céus e te faça a ti uma grande nação (…). Ora, se HaShem fizesse isso Ele não apagaria também o nome de Israel e as profecias que ele fez antes de sua morte, porque daí restaria somente o fruto da tribo de Levi. E será que D'us precisa da autorização de algum homem para fazer o que Ele, bendito seja, quer fazer?
    Sinceramente, eu acho muito difícil de acreditar que HaShem queria efetivamente destruir o povo neste episódio. Me parece que Ele queria mesmo é deixar registrado as virtudes que O levou a escolher Monshe – e não outro – para ser o administrador da Sua nação.

  2. A VERDADE DO EVANGELHO

    Como eu faria para ir aprender hebraico aí mesmo com vocês em Israel? Vocês me dariam abrigo por um tempo, até aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *