Olho por olho, dente por dente – será que é assim mesmo? Parashat Mishpatim

Sobre este shiur:

Na nossa parasha encontramos o famoso dito “olho por olho, dente por dente”
Muita gente gosta de trazer este dizer sem pensar que esta lei parece a princípio injusta e sem misericórdia.
Qual será realmente a intenção da torah neste mandamento?
Rabinos Ronny Hadid e Meir Kalmus abrem as cartas da parasha

4 comentários em “Olho por olho, dente por dente – será que é assim mesmo? Parashat Mishpatim”

  1. Ganesha Djalma Santos

    Bom dia! Bom então seguindo o seu raciocínio, onde ELOHYM diz que o homem que se deitar com outro homem cometera abominação, e ambos se fizeram abomináveis e devem ser mortos e o seu sangue recairá sobre si( mortos a pedradas) então seguindo o seu raciocínio não é bem isso, que eu devo entre aspas aceitar essa prática, me desculpa, um homem mata sua mulher e não ele não vai pagar conforme está escrito, nesse caso ele vai pagar em dinheiro. Desculpa, me perdoe mas eu não concordo. djalmadias130@gmail.com

  2. Edson Luiz Menezes da Silva

    Bom dia , você pode me explicar a lei de apedrejar seu filho na porta da cidade caso ele erre. Não sei se estou certo mas me parece que essa lei e para o primogênito de Deus ou seja o povo judeu que sempre que se afastou da lei por algum motivo foram refinados . É isso mesmo?

  3. Vejo tal lei simplesmente para proteger o infrator,ou seja,não haver excessos,furou um olho,também vai ter um olho furado,cortou um braço,também vai ter um braço cortado,isso é justiça,ou seja,no calor do ódio,o indivíduo age excessivamente,e a lei protege.Agora,tal justiça se vê mais claramente no próprio plano de Deus para a salvação,ou seja,por um ato de um homem a humanidade foi condenada(Adan),também por um ato de um Homem(Mashiach Yeshua)a humanidade é justificada,isso é a verdadeira justiça,por um se condena,por também se justifica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *