Por que Yaakov temia o encontro com Essav se Hashem prometeu a ele paz? – parashat Vaishlach

Sobre este shiur:

Por que Yaakov tinha medo do encontro com Essav se Hashem prometeu que tudo ficaria bem? – parashat Vaishlach
Na Parasha desta semana – Yaakov está muito assustado com seu encontro com Essav – e ora a Hashem para salvá-lo …

Mas espere … Hashem prometeu que ele voltaria em segurança para Israel e sua casa – então… do que ele tinha medo?

Rabinos Meir Kalmus e Roni Hadid

Nosso Site:

https://meirtora.com/

17 comentários em “Por que Yaakov temia o encontro com Essav se Hashem prometeu a ele paz? – parashat Vaishlach”

  1. Shalom Rabinos! Essa teoria é que realmente se concretiza, só que para o lado não bom. É como se o candidato dessa ação tecesse uma rede para ele mesmo! Todah rabah!

  2. Rabino, boa noite. Eu vi a sua a um ano atrás sobre esse tópico e ela está na minha mente até hoje. Eu não sei se o senhor me lembra, os olhos que Jacó olhou para Esaú foi o modo como os irmãos se entenderam. A maneira como o senhor falou, de olhar o seu inimigo ou rival com outra perspectiva, pode ser a forma de resolver um conflito sem brigar. Eu realmente busquei esse ensinamento para a minha vida. Eu não o conheço e não sou judeu ainda, mas eu espero poder encontrar um rabino que me ajude e que um dia eu possa rezar com o senhor. Que o nosso D-us possa abençoar a você e a sua família. Se cuida. Shabbat Shalom

  3. Muito interessante, por vezes não entendemos, porque ao fazer a coisa certa há um momento que existe dificuldade, e a rectificação o tikun. Obrigado, shabbat shalom

  4. Yaakov, a meu ver, errou ao sair da casa de Labao sem anunciar que faria isso, e pode ser que o pesar na consciência o fez perder a confiança de que realmente retornaria totalmente em paz.

  5. Foi dito aos 7:50: “as promessas divinas vão se realizar mas num roteiro que não é exatamente o que pensamos ser.”
    Não seria o caso do Messias e de seu Reino inaugurados na pessoa de Yeshua? Não seria ele o Messias que não foi reconhecido, pois nenhuma beleza era vista conforme nosso padrão?

  6. Shalom Tzadikim!
    Nessa Parasha, Yaacov luta com o anjo de Esav, e isso foi relatado na história do povo judeu, será que o anjo de Yaacov, também lutou com Esav na mesma noite?

  7. Shalom!
    Muito boa a pergunta, leva a muitas interpretações.
    Em uma breve reflexão pude imaginar a seguinte situação:
    Jacó adquiriu muitas riquezas e isso pode ter o induzido a esquecer de Deus. Pois, quando estamos em alto patamar a tendência é que venhamos nos vangloriar e esquecer a quem realmente pertences as coisas, e, por ter caído em esquecimento e confiado somente em seus bens fez com que ele sentisse medo quando Essav respondeu que viria pra guerra. Tanto é que, logo em seguida ele orou e pediu ajuda a Deus. Acho que se ele tivesse dito a Essav que o Deus de seus pais havia abençoado-o com tudo aquilo a história teria sido outra.

  8. Em diversas passagens da Torah. Rashem faz promessas a homens justos mas mesmo assim eles tem nossas dúvidas e medos humanos, não?

  9. Shalom. Amo aprender Torá com vcs. Refletindo sobre o medo de Yaakov…será que ele não teria dúvidas se realmente era merecedor da benção que ele tomou de Essav? Apesar de Essav ser quem ele era, em nenhum momento vemos Yaakov falando mal de seu irmão. Não vemos Yaakov dizendo que Essav não era merecedor da posição que estava destinada a ele. Ao contrário, talvez Yaakov torcia para que seu irmão fizesse teshuvá. Vejo da seguinte forma: Quando Essav vendeu sua primogenitura, essa benção só poderia ser ativada através da brachá de Isaque e Yaakov teve o cuidado de não difamar seu irmão, revelando ao pai o descaso que Essav fez da primogenitura, pois sabia do grande amor que Isaque tinha por Essav. E Yaakov não queria ser a pessoa que iria revelar a má índole de Essav, causando assim tamanho desgosto em seu pai. Porém, no fundo no fundo, Yaakov podia ter dúvidas se realmente era merecedor dessa benção.
    E como o Rony comentou, ainda que façamos a coisa certa, podemos prejudicar alguém e temos que pagar por isso. No caso, Yaakov aceitou a ideia de Rivka de enganar seu pai Isaque. Enganar o pai…aí está o prejuízo. Talvez Yaakov temesse não ter pago o suficiente por esse prejuízo e por isso temeu Essav.
    Talvez Yaakov não perdeu sua fé na promessa divina, porém talvez pensou:"Será que já retifiquei tudo? E se não? Posso ter perdas de vidas aqui para que minha retificação venha ser perfeita." E por isso temeu e dividiu o acampamento. Enfim, como disse no começo…só refletindo sobre o assunto. Um forte abraço.

  10. Essa minha reflexão abaixo me levou a outra pergunta:
    Depois que Essav vendeu a primogenitura, Yaakov poderia ter corrido até seu pai e ter lhe contado o acordo que tinha acabado de fazer com seu irmão, porém não, ele não comentou nada. Preferiu aceitar a ideia de enganar seu pai.
    Ai vem a pergunta: Será que é preferível enganar o pai do que fazer lashom hará de seu irmão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *